31 janeiro, 2017

Page Cardio!

No texto de hoje, vamos falar sobre ele que, direta ou indiretamente, é tema de 103 dos 102 textos publicados nesse blog: o coração.

1. "Coração não é tão simples quanto pensa"

É e não é. É simples porque a sua função biológica é bombear sangue para o restante do corpo. Ok., fazer isso não é fácil, mas a explicação é. Não é simples porque nós atribuímos a ele funções que ele não pode fazer. Sentir e dar direção à vida, por exemplo. "Siga o seu coração", disse ela, e aqui estou reconstruindo-o. "Deixe que o seu coração sinta as boas energias", disse ele, e aqui estou procurando a paz.

2. "E coube tudo na malinha de mão do meu coração"

Cabe muita coisa: histórias, vidas, desenganos, vontade de viver, de reerguer, de seguir, de amar, de desistir. 

3. "Cabem três vidas inteiras"

E, às vezes, não cabe nem uma porque surge a aflição, o medo, a dor, a ansiedade e faz o músculo bater mais forte, tanto que atinge o pulmão e falta o ar.

4. "Tenho um coração dividido entre a esperança e a razão"

Esperança de que vai dar certo, de que "a hora é agora". Razão que mostra que pode dar certo; de que a hora pode ser agora, mas que pode ser depois. Tudo depende da expectativa cultivada. Considerando que somos sonhadores por natureza, cultivamos não uma, mas várias expectativas: regamos, elas dão frutos e, no final, nem sempre o fruto é bom para consumir.

5. "Em desalinho ficou meu coração"

Poderia ser o cérebro, uma vez que é ele quem toma as decisões, mas como a dor é no peito e batimento cardíaco lento ou acelerado demais é mais fácil sentir, perdemos a razão porque o coração não está tão bem das pernas...

6. "Coração do mar é terra que ninguém conhece"

Nem o próprio dono. Coração é terreno perigoso, pedregoso, calmo, sutil, áspero, forte, vulcânico, maleável, minado. 

7. "Coração de estudante/ há que se cuidar da vida/ há que se cuidar do mundo"

E ainda tem muito para aprender, para ensinar, compartilhar, cultivar, bombear e sentir, digamos que, de vez em sempre. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário