20 fevereiro, 2013

Reações


Num belo dia, um amigo chega pra você e lhe dá a seguinte notícia: o mundo (dele) está desabando. Problemas e mais problemas e todos querem alguma reação sua. Então...

Reação 1: de pronto, finge que nada está acontecendo. Se você se comporta assim, sinto lhe informar, meu caro, mas você é um tremendo omisso. Cadê seu espírito de ajuda? Aquele que você dizia ter? Em qual parte do mundo escondeu o corajoso que nada temia? Fingir que nada aconteceu ou está acontecendo, é de, no mínimo, uma sensação de medo do futuro. Muito bonita sua capacidade de não se deixar abalar, mas você não vai conseguir ser assim por muito tempo.

Reação 2: de imediato, toma para si as dores do mundo e se torna (ou tenta) o Super Homem. Querida pessoa, eu admiro a sua vontade de ajudar, de reverter a situação, mas você não vai conseguir resolver tudo, muito menos, só. Além do mais, existem outras coisas a se fazer. O mundo pode estar desmoronando, mas você ainda tem outros problemas de outros mundos que estão desabando para solucionar. Atitude de cooperação, linda, mas querer abraçar problemas e mundos com as pernas... Sorry, meu bem, mas você não vai dar conta.

Reação 3: quando recebe a notícia, nega para si mesmo que algo está acontecendo, que aquilo é pouca coisa, que vai passar. Mas, em seguida, a ficha cai e percebe que precisa fazer alguma coisa, dentro de suas capacidades de ser humano e ocupações de pessoa que precisa trabalhar, estudar, tem casa, família, amigos e lazer. Não faz tudo, mas pelo menos não faz nada, não se omite. Faz a sua parte.

O que dizer sobre uma pessoa que reage assim? Não sei. Na verdade, o que eu quero dizer é: REAJA. Da sua forma, no seu tempo, mas reaja. Gente que não reage o tempo todo é o verdadeiro problema porque ele tem medo de problemas. Mas, ainda assim, nós precisamos de alguém dizendo que nada aconteceu, é besteira e que logo logo aquilo vai passar.

O que foi que eu disse? Reaja e pronto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário